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Novos e pequenos empreendedores têm um longo caminho a percorrer. Com boas ideias e um produto promissor, a jornada, até realmente entrar no mercado, passa por algumas etapas. Tudo deve ser bem calculado e pensado para, de fato, entrar com tudo e desbancar a concorrência.


Os empreendedores devem tomar uma série de cuidados e nunca pular etapas a fim de garantir que seu produto será um sucesso. Entrar no mercado com uma oferta mal pensada pode prejudicar toda uma estratégia de um negócio, resultando em perda dos dois principais tesouros dos empreendedores: dinheiro e tempo.


Hoje vamos falar sobre estratégias para pequenas indústrias ampliarem sua atuação no mercado.



A entrada do produto no mercado: primeiros passos

No ano passado, a Coca-Cola surpreendeu ao entrar no mercado com um novo produto. A empresa, que já domina o mercado de bebidas refrigerantes, anunciou que também atacaria o mercado brasileiro com cafés.


Não conseguimos ver, como consumidores, quão complexo foi para a empresa o lançamento desse novo produto. Mesmo assim, ao analisarmos que ele foi lançado primeiro em três capitais do Brasil e, só depois, expandiu-se para outras cidades, deduzimos que houve cautela com tal iniciativa.


Essa cautela mostra que até gigantes do mercado como a Coca-Cola têm de seguir certo caminho para dar entrada com um produto no mercado. Por isso mesmo, reunimos os principais pontos de atenção para quem quer ampliar a entrada de um produto no mercado.

Conheça bem o público

Saber tudo sobre o público é sempre uma dica pertinente. Para quem vai abrir um negócio, para quem vai lançar outro, para quem quer estabelecer sua marca. O primeiro passo é sempre estudar muito bem o público-alvo.


Estudos e pesquisas de mercado ajudam muito nesta etapa. Não dê nenhum passo sem saber quem deve se interessar pelo seu produto, o que esses consumidores esperam dele e como você deve agir para atender a essas expectativas. Conhecer bem o público vai auxiliar até mesmo em todas as outras etapas de entrada do produto no mercado.

Estabeleça sua marca

Uma marca bem estabelecida no mercado pode facilitar muito a entrada do novo produto no mercado. Aqui ressaltamos uma estratégia de marketing que, se for bem pensada, ajuda a consolidar o nome da pequena indústria no mercado, diante do público, de fornecedores e da mídia.


O marketing tem tudo a ver com a forma como as pessoas percebem empresas, serviços e produtos. Por isso, tudo o que você faz de marketing, para o bem ou para o mal, reflete na sua imagem perante o mercado.


Pensando especificamente na entrada de um produto nesse mercado, podemos dizer que a visibilidade da marca é essencial. Uma boa percepção do cliente sobre a marca vai chamar a atenção para o novo produto, alavancar vendas e aumentar a reputação da empresa nos olhos de quem mais importa: os clientes.

Acerte na precificação do produto

A precificação é um fator claro e importantíssimo para a entrada do produto – ou serviço – no mercado. Nem precisa dizer que o preço do produto é uma das variáveis que mais contam para o sucesso financeiro do negócio como um todo. Por isso, precificar o produto corretamente é tarefa para realizar com cuidado.


O preço final do produto, para chegar corretamente ao mercado, deve considerar:


  • O gasto de produção.

  • Os canais de distribuição.

  • As formas de promoção do produto.

  • E a percepção de valor de mercado do produto pelos clientes.


Dentre esses fatores, por incrível que possa parecer, o principal é a percepção de valor. Para não errar nesse quesito, existem algumas estratégias que podem ajudar. Pesquisas de mercado são a primeira. Realizar uma pesquisa de teste de preço com o público, avaliando quanto ele está disposto a pagar, é a primeira opção.


Outras duas formas de lançar o produto testando a precificação são: lançá-lo com um valor mais alto que o pretendido ou com um valor abaixo do esperado. Na primeira opção, lança-se o produto com um valor e vai abaixando-o gradativamente.


Assim, o risco é mais alto, mas, por outro lado, é a chance de recuperar investimentos na produção. A segunda opção, de lançar um preço mais baixo no mercado, funciona da maneira oposta. Não se ganha em escala no primeiro momento, contudo desperta a atenção do cliente com uma proposta mais atrativa. Enquanto a primeira alternativa funciona bem em cenários em que não há produtos similares para competir, a segunda se destaca no contrário, quando o mercado já é muito competitivo para seu produto.

Contrate os fornecedores certos

Especialmente para quem depende de fornecedores para chegar ao produto final, o lançamento do produto deve ser um processo inteligente. Contratar os fornecedores certos, seja de serviços, seja de matéria prima, ajuda a garantir a qualidade do produto, antes de mais nada.


Para encontrar os melhores fornecedores do mercado, confira nosso post sobre como encontrar bons fornecedores muito além do Google.

Procure ajuda de mentores

Ajuda de quem entende é sempre bem-vinda. Relacionar-se com empreendedores mais experientes, com experiência para compartilhar, pode ajudar quem está começando. Instituições como o SEBRAE e a Endeavor dão esse tipo de suporte em formato de consultorias, eventos e cursos.


Outras referências de conhecimento também são blogs e sites especializados em empreendedorismo e no setor de indústrias. Não importam quais sejam as fontes de conhecimento; o importante é saber exatamente o que está fazendo ao encarar o mercado.

Pequenas indústrias x indústrias maiores

As pequenas indústrias têm uma série de dificuldades que serão enfrentadas se as compararmos com as grandes indústrias. Mesmo assim, o importante é olhar para as vantagens competitivas que empresas menores também têm.


Enquanto não podem competir em escala de produção e recursos, por exemplo, ganha-se em agilidade de mercado. Indústrias pequenas têm o benefício de conseguir atender demandas e públicos mais específicos.


Enquanto as grandes trabalham de forma mais ampla, as pequenas levam vantagem ao atingir alguns pontos que só elas conseguem. Para entrar de cabeça no mercado com um produto, o negócio é saber olhar diretamente para essas oportunidades, sem ignorar, claro, os empecilhos.


Tanto para quem está começando quanto para indústrias com mais experiência de mercado, todas essas dicas podem ser úteis. E o trabalho não para por aí: cada empreendedor, com seu conhecimento e expertise, pode contribuir com alguma dica nesse processo.


E você, tem alguma? Não deixe de colocar o próprio case nos comentários abaixo.