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Quem está por trás dos bastidores em uma indústria conhece bem as dificuldades de fazer o negócio se destacar no mercado. Em um cenário cada vez mais competitivo, como o atual, as indústrias devem ter diversas “cartas na manga” para sobressaírem.


Além de fazer um bom trabalho e oferecer produtos e serviços de qualidade, ainda há muito a ser executado para se destacar. Por isso, separamos 5 passos simples para quem está sentindo a necessidade de destacar sua indústria no mercado.



1º passo: Consolidar a marca

Uma empresa de destaque no mercado deve ter sua marca bem consolidada. Marcas fortes e bem estabelecidas significam credibilidade, autoridade no mercado e, consequentemente, resultados melhores.


O processo de consolidar uma marca passa por diversas estratégias de marketing, que vão desde uma pesquisa de mercado de avaliação da marca até a distribuição de conteúdo relevante na internet.


Qualquer marca bem consolidada tem bons valores atribuídos a ela. Por isso, durante seu trabalho, deixe que seus valores positivos guiem cada ação e a estratégia da indústria.


Faça também com que esses valores sejam traduzidos para o público, de forma que ele passe a associá-los à marca. Uma empresa que adota uma postura mais transparente em sua comunicação, por exemplo, terá esse atributo positivo ligado à sua marca diante do mercado. E quem não gostaria de estar vinculado a uma qualidade dessas, certo?

2º passo: Visibilidade e presença

Quem quer se destacar também precisa ser visto. Tanto no meio online quanto no offline, uma indústria para se destacar precisa literalmente aparecer.


Na internet, isso pode ser feito por uma boa presença nas redes sociais, um bom site e um blog com bons conteúdos. Faça com que a indústria tenha presença relevante na internet e colha todos os frutos que isso pode oferecer: credibilidade, autoridade na rede e imagem positiva.



Já fora da rede, a presença em eventos da sua área pode ajudar. Um bom relacionamento com clientes, fornecedores e público em geral também faz a diferença para quem quer ser visto e se destacar. Não precisa nem dizer também que essa visibilidade só por ser positiva.


Não vale se expor demais por aí entrando em polêmicas ou simplesmente não resguardando a imagem da marca.

3º passo: Clientes satisfeitos

Clientes verdadeiramente satisfeitos também ajudam muito a destacar uma indústria no mercado. Quem trabalhou bem desde o início e conseguiu agradar um cliente vai certamente colher bons frutos.


Esses clientes vão aumentar e espalhar por aí a credibilidade e a confiança que depositam em seu negócio. Isso sem contar, é claro, a recorrência de venda garantida pela satisfação.


Os clientes também têm o potencial de indicar seus serviços e ajudar a expandir suas vendas e sua rede de contatos. Por isso é tão importante cuidar muito bem de quem confia na sua indústria e compra seus produtos. Eles detêm o poder de expor sua marca – muito positiva ou negativamente, conforme o valor que você entrega a eles.


Uma dica interessante para garantir clientes felizes é medir a satisfação deles após a compra. Avalie sempre, com uma simples pesquisa, se as expectativas foram atendidas.


Vale também utilizar a metodologia de NPS (Net Promoter Score), que consiste em uma única pergunta feita ao cliente: “Você indicaria nossa marca para um amigo?”.


Com esses resultados, fica mais fácil identificar pontos de melhoria e trabalhar sempre para garantir a satisfação do cliente.



4º passo: Ofereça vantagens

Todo cliente gosta de levar para casa alguma vantagem. Programas de Fidelidade, descontos, promoções – avalie qual ou quais dessas opções são viáveis para seu negócio. Elas são uma ótima forma de chamar a atenção, de impulsionar o marketing, de atrair novos clientes e de ajudar na fidelização dos que você já tem.


Mesmo com um orçamento mais apertado, vale pensar em ações que busquem conquistar o cliente. Nem que seja uma promoção ou um desconto mais modesto, disponível para um único uso, pode ter certeza de que o impacto será positivo para a marca em longo prazo.


5º passo: Faça diferente

Pode parecer a dica mais trivial de todas, mas ela é necessária. Apresentar um diferencial sempre será a melhor forma de destacar sua indústria. Deixe de enxergar as indústrias como organismos engessados e antiquados. Trabalhe também para convencer o seu público de que seu trabalho é diferente e inovador.

Na prática, fazer diferente não precisa ser nada muito complexo. Inove modernizando algum processo, que seja uma abordagem de vendas, uma entrega diferenciada para o cliente ou uma forma arrojada de atendimento. Pense “fora da caixa” para conquistar o seu destaque, e o mercado certamente haverá de recompensá-lo.


Estude bem todos os seus processos e estratégias – em pelo menos algum deles, existe uma oportunidade para fazer diferente. E, na hora de vender para o cliente, deixe clara essa inovação. Ele saberá reconhecê-la e dará o devido valor a ela. O destaque diante do mercado, então, é consequência.

Dica importante: acompanhe a concorrência

Enquanto você faz o possível para se destacar por conta própria, não deixe de monitorar a concorrência da sua indústria. Estudar cada passo do concorrente pode ajudar a identificar oportunidades de melhorar algo que ele não faz tão bem e pensar em uma forma diferente de superá-lo.


E, no seu negócio, quais são as formas já utilizadas para destacar sua indústria no mercado? Compartilhe as próprias dicas nos comentários deste post!


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