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Se você precisasse saber os preços de passagens aéreas agora mesmo, qual atitude tomaria? E quando você quer pesquisar preço de determinado produto para comprar? Para ir até um lugar desconhecido, de carro ou a pé, qual o melhor caminho?


Provavelmente, para responder a todas essas perguntas, você conta com a internet. Tudo e todos estão online. É por isso que, hoje em dia, construir presença digital tem ajudado, e muito, tanto pessoas quanto empresas.  


A principal vantagem da internet é que ela comporta todo mundo em seus domínios. Pessoas comuns, celebridades, grandes indústrias, empreendimentos menores. Todos podem ver o que rola na internet e também ser vistos. E cabe às empresas, de qualquer porte ou segmento, aproveitar-se desse cenário.


Como o brasileiro usa a internet

Só no Brasil, já somos mais de 100 milhões de internautas. Esse número representa 58% da população do país, distribuído na internet por todas as regiões, faixas etárias e classes sociais.


Os brasileiros são ainda mundialmente conhecidos pelo tempo expressivo que ficam conectados à internet. De acordo com a ComScore, consultoria especializada no universo online, o brasileiro dedica 60% a mais de tempo conectado do que a média mundial.


Estamos em todas as redes sociais, pesquisamos e compramos produtos pela internet, orientamo-nos nos mais diversos aspectos da vida por ela. Quem souber trabalhar bem esses dados tem muito a ganhar.


Não importa se você é um pequeno empreendedor ou uma grande indústria: seu cliente certamente está conectado também. O importante é chegar até ele.


Quanto custa construir uma boa presença digital?

O melhor de estar na internet é que, mesmo sendo uma empresa, é preciso investir muito pouco. Muito do que pode ser feito pela internet é totalmente gratuito.


Cadastrar-se nas redes sociais não custa nada, e veicular anúncio nelas pode sair por preços acessíveis. Até plataformas de gestão de marketing, de criação de campanhas e de pesquisa de mercado estão mais fáceis de ser usadas.


Elas atendem clientes de empresas de todos os portes oferecendo serviços de qualidade por preços baixos, com agilidade e sem perder em qualidade.


Por mais surpreendente que possa parecer, o orçamento não é um grande empecilho para se construir uma presença digital marcante. O mais decisivo é fazer um bom trabalho para chegar até lá e gerar resultados satisfatórios.



Presença digital para gerar mais resultados

Os resultados que uma boa presença digital traz para as empresas são diversos. O mais óbvio, e provavelmente o principal, é o aumento das vendas.


Quando se é visto pelo público certo, no local certo, seus produtos e serviços atraem mais clientes. E não se ganha só em volume, mas em qualidade de vendas e clientes.


Um cliente em potencial que busca e encontra uma empresa na internet certamente chegará ao momento de compra mais bem informado e pronto para comprar, sabendo exatamente o que quer e o que espera da empresa.


A visibilidade também é uma grande vantagem. Sua marca espalhada pela internet tem grande potencial de alavancar os resultados do seu negócio. Desde que espalhada por sites, plataformas e redes sociais pertinentes, você só tem a ganhar.


Com uma boa presença digital, também é possível se consolidar como uma autoridade na sua área de atuação. Pensando, por exemplo, em indústrias, é até fácil se tornar uma referência no seu ramo com presença sólida e positiva na internet.


Marcas conhecidas e respeitadas no meio online são lembradas por futuros clientes, por fornecedores e pelo público em geral.


Como construir presença digital para gerar resultados?


# Esteja disponível

Presença digital significa estar disponível. E como não é possível se disponibilizar para o público e os clientes 24 horas por dia, pense em estar à disposição o máximo possível.


Escolha os canais certos para se relacionar com o público e use-os de forma correta. Não adianta ter um chat online no seu site para atender clientes e fornecedores e não ter bom atendimento por lá.


De nada serve um WhatsApp para tirar dúvidas e contratações rápidas, se há demora de horas até que alguém responda ao cliente.


# Lugares certos, pessoas certas

Desde a construção do plano de negócio até as estratégias de marketing de uma empresa, tudo passa pelo público ideal. Uma empresa deve trabalhar em tempo integral para seu consumidor ideal e, na internet, não é diferente.


Saiba quem é seu público, quais são os assuntos de seu interesse, a linguagem que ele usa e entende. Tente descobrir os hábitos do público-alvo na internet. Em que redes sociais eles estão? Que sites eles frequentam? O que buscam no Google? É tudo questão de estar no lugar certo, na hora certa, falando a coisa certa com a pessoa certa.


# Construa autoridade

Como já dissemos, um nível importante de se alcançar é o de autoridade. Em todo segmento, desde pessoas físicas até startups e indústrias, as autoridades são quem chamam a atenção.


Ao ingressar no meio online, busque se estabelecer como a autoridade da sua área. Fale com propriedade, mostre conhecimento e ofereça-o em forma e conteúdos ricos para seu público. Eles confiarão em você e no que você diz – assim você vai conquistando o posto de autoridade máxima na área.


# Relacione-se com os melhores da sua área

Quais são as referências no seu ramo de atuação? Em todas as áreas existem as empresas, influenciadores e entidades (públicas e privadas), mais respeitadas. Por isso, é bem importante estar próximo dessas pessoas, empresas, sites e plataformas. Redes como o LinkedIn existem justamente para facilitar esse contato. Use bastante dessas plataformas para falar, trocar ideias, ouvir e aprender com os melhores. Essa é a melhor forma, aliás, de ir participando também desses grupos seletos.


Com essas dicas e informações, já dá para começar a colocar em prática o plano de construir presença digital. É importante lembrar que esse não é um trabalho a ser feito da noite para o dia. Os resultados, que são o foco dessas estratégias, virão com o tempo e como recompensa de um trabalho bem feito.


Então, que tal começar agora mesmo? Estude seu público-alvo, planeje sua estratégia de presença e comece hoje a construir sua presença na internet.


E, para crescer ainda mais, além da presença digital, não deixe de conferir nosso Guia da Pequena Indústria – tudo para fazer seu negócio crescer.