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Uma boa estratégia de marketing tem muito a oferecer para qualquer tipo de negócio. No caso das indústrias, especificamente, há muito a ser feito para impulsionar vendas, estabelecer uma marca e crescer.


Muitas indústrias erram ao não dar o devido valor para o que o marketing pode trazer de resultados. Por isso, existe uma série de estratégias infalíveis cuja função é exatamente ajudar indústrias a crescer.


Listamos algumas delas no post de hoje. Boa leitura!

Marketing industrial: como fazer?

O marketing para indústrias tem muito mais em comum com o marketing de outras empresas do que pode parecer. Apesar disso, algumas oportunidades a mais são facilmente encontradas pelas indústrias que se aventuram a fazer um marketing mais elaborado.


Ao contrário de alguns segmentos de empresas, as indústrias, muitas vezes, não têm tanta competitividade quando o assunto é marketing. Boa parte delas não se dedica tanto às estratégias de marketing e, por isso, pode ser mais fácil do que parece se estabelecer como o grande nome no seu segmento de atuação diante do público.


Ao mesmo tempo, as indústrias enfrentam dificuldades específicas. O fato de geralmente não venderam para o consumidor final é uma delas. Os altos custos e impostos incutidos nas indústrias, muito além do marketing, são outra preocupação. Por causa de ambos os casos, investir em marketing nas indústrias pode ser um grande desafio. Ainda assim, garantimos que vale a pena encará-lo.

Estratégia nº 1: Conhecer e estudar seu mercado

O primeiro passo, antes de colocar a mão na massa, é conhecer a fundo o mercado da indústria. Ainda sem planejar o marketing propriamente dito, é preciso pesquisar muito bem o público-alvo, a concorrência e o mercado como um todo.


  • Quem serão seus clientes?

  • Onde você vai encontrar os seus fornecedores e se relacionar com eles?

  • Quanto você poderá cobrar por seu serviço?

  • Como sua concorrência se compara ao seu negócio?


Todas essas perguntas – e muitas outras – vão ser respondidas com análises, estudos e inteligência de mercado, pesquisas quantitativas e qualitativas.

Estratégia nº 2: Colocar a indústria no mapa

Em seguida, é importante colocar a sua indústria no mapa. Literalmente falando. A presença da empresa deve estar bem estabelecida para que o marketing industrial funcione com tudo o que ele tem para oferecer. Não sabe como? Comece assim:


  • Google Maps: O Google Maps hoje é a referência para quem quer se localizar. Ele indica caminhos, mostra endereços e telefones e determina rotas para qualquer lugar. Certifique-se de que seu contato está devidamente registrado lá. Além de mostrar disponibilidade para quem quiser encontrar a indústria, o Google reconhecerá seu valor e você vai figurar nas primeiras páginas quando alguém buscar por algo parecido com seu serviço. Cadastre-se aqui.

  • Construir autoridade: No marketing moderno, sai na frente quem se destaca como referência em sua área. É o que chamamos de “construir autoridade”. Estar presente na internet e falando sobre sua área, sempre mostrando conhecimento e conteúdo, são as formas de virar uma verdadeira autoridade no assunto de que sua indústria trata. Faça isso e se torne a referência de que seu público e clientes precisam.

  • Sites e plataformas especializados: Existem alguns sites e plataformas especializados nos mais diversos nichos que não devem ser ignorados na hora de fazer marketing. Nesse tipo de site, como o Cadastro Industrial, é possível deixar seus dados e informações para facilitar o contato com quem se interessar ou precisar da indústria. Esteja presente lá, sempre com seus contatos e com a devida disponibilidade para ser encontrado. Tanto o público-alvo quanto os clientes agradecem, pode acreditar.


Estratégia nº 3: Fazer bom uso da internet e das mídias

A internet detém as estratégias mais importantes de marketing. Anúncios em sites e no Google, marketing nas redes sociais, Inbound Marketing… São muitas as opções que devem ser avaliadas até encontrar as melhores para a sua indústria. Vejamos agora algumas das ações mais básicas e eficazes para cumprir esse requisito da estratégia:


  • Redes sociais: O poder das redes sociais é inegável. Basicamente todo mundo está nelas, e elas são muito usadas para os mais diversos negócios. Para a indústria, é preciso saber quais redes são realmente relevantes, onde vão estar clientes, prospects e fornecedores. Redes como o LinkedIn, fundamentalmente empresariais, são a melhor pedida para quem vai fazer marketing de indústrias nas mídias sociais.

  • Marketing digital: O marketing digital é a forma mais em alta de se fazer marketing, usando as mídias digitais. Ao invés de anúncios genéricos em mídias tradicionais, o marketing digital usa redes sociais, sites, blogs e até o Google para fazer anúncios, distribuir materiais e se relacionar de forma mais íntima com seu público-alvo. E o melhor e tudo: de forma inteligente, bem direcionada gastando pouco – ou até nada!

  • Blogs: Os blogs são a melhor forma de distribuir conteúdo relevante via marketing digital. Eles ajudam a construir autoridade na internet e a aproximar os clientes e todo o público-alvo da indústria. Com vídeos, textos ou e-books, um blog bem alimentado tem tudo para ser uma parte forte da estratégia.

  • SEO: O SEO, ou search engine optimization, significa a otimização para motores de busca. Trata-se de uma série de ações realizadas em seu site, blog e em todo material digital para que o Google o coloque entre as indústrias mais relevantes na busca do site.

Estratégia nº 4: Investir em relacionamento

Outra forma de marketing que não pode ser ignorada é o marketing de relacionamento. Esta modalidade de marketing visa aproximar clientes e fornecedores do seu negócio. Um bom atendimento e o contato constante com os clientes e os fornecedores são os primeiros e mais básicos passos para aplicar tal estratégia em uma indústria.


Campanhas de e-mail marketing, e-mails pessoais trocados para acompanhar os clientes e conferir de perto o trabalho do fornecedor também são formas de aproximação entre ambas as partes. Vale investir tempo e inteligência da indústria em consolidar uma estratégia de relacionamento eficaz, a fim de conseguir o sucesso almejado.

Estratégia nº 5: Vendas inteligentes e consultivas

O processo de vendas, assim como o de marketing, também mudou muito com o tempo. A figura do vendedor perdeu o caráter explorador e “chato” ao qual sempre foi associada. Para abordar e lidar com clientes e prospects, o novo vendedor usa de novas habilidades e táticas.


Agora, muito associadas ao processo de marketing, as vendas são mais consultivas e pensando cada vez mais no foco do cliente. Seja por marketing digital, de forma mais passiva, seja em contato direto com possíveis clientes, de forma mais ativa, o novo vendedor deve oferecer conteúdo e valor para o seu futuro cliente.

Estratégia nº 6: Participar e promover eventos e ações

As indústrias também podem usar eventos, feiras, congressos e demais ações do tipo como parte da estratégia de marketing. Esse tipo de presença, fora do meio digital, conta muito.


Participar desse tipo de evento aproxima a indústria de seus clientes e também de outras indústrias – que também podem ser clientes ou fornecedores. Além de tudo, é uma forma excelente de networking, o que não deixa de fazer parte não só do marketing industrial, mas de qualquer empresa.

Estratégia nº 7: Cativar clientes e conquistar fãs

O último passo de um bom Plano de Marketing é fazer com que seus clientes se tornem verdadeiros fãs. Ao chegar até esta etapa, a indústria deve consolidar a estratégia de marketing industrial fazendo um bom atendimento e uma entrega impecável.


Assim, fica mais fácil fidelizar clientes e torná-los entusiastas da marca e do serviço prestado. Clientes satisfeitos não trocarão o serviço por outra indústria e ainda ajudarão a trazer novos clientes.


Quando terminar de passar por todas as 7 estratégias de marketing industrial, o que resta fazer? Tudo de novo. O marketing, para ser eficaz de verdade, deve ser um trabalho contínuo.


Todas as estratégias, sem exceção, devem ser repetidas ao longo do tempo. Nunca deixe de pesquisar o mercado e o público. Continue estabelecendo presença no meio digital e invista tempo – e dinheiro – sempre que possível em cada uma das outras estratégias. Essa é, sem dúvida, a receita para prosperar e continuar crescendo.


Quer mais visibilidade para a sua empresa? Entre em contato com o Cadastro Industrial!