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Inovação parece ser a palavra de ordem no mercado de trabalho atual. Todas as empresas querem inovar, e as que de fato o fazem saem na frente da concorrência.


Quando o assunto é estratégias de mídia, inovar deixa de ser um diferencial para se tornar

um requisito mínimo. Com todas as novas mídias e o turbilhão de informações que elas oferecem, não dá para ficar no mais do mesmo. É fundamental “pensar fora da caixa”.


Ao falar de inovação, a primeira palavra que vem à mente, sem dúvida, é tecnologia. E isso não acontece à toa. As novidades – e as tecnologias não tão novas – são as melhores pedidas para quem quer inovar, independentemente do ramo.


Mas inovação não é só isso. Inovar também significa se comunicar melhor, otimizar o custo-benefício e simplificar processos. É por isso que, para elaborar um plano estratégico de mídia, o ideal é unir os benefícios da tecnologia a uma estratégia inteligente e que consiga atender a todos esses critérios. Como fazer isso? É o que vamos explicar neste post.



Começando pelo básico: estruturando as estratégias de mídia

Antes mesmo de pensar em inovar, precisamos estruturar todo o nosso Plano de Mídia. Executar essa tarefa com sucesso é um verdadeiro processo, mas, para simplificar, vamos tentar responder a algumas perguntas básicas do planejamento de mídia.


  • Público-alvo: Quem são as pessoas que você precisa atingir? De que grupos elas fazem parte? Quais são suas características pessoais e profissionais?


  • Alcance: Qual é a abrangência que deve ter sua campanha? Se sua mídia escolhida for um anúncio físico, em certo ponto da cidade, quantas pessoas de fato passarão por ali e a verão? E qual é a representação do seu público-alvo entre essas pessoas?


  • Frequência: Por quanto tempo essa campanha ficará disponível? Com que periodicidade ela vai ao ar?


  • Conteúdo: Quais mensagens serão veiculadas nas mídias? Elas falam bem para o seu público? Elas se ajustam ao formato das mídias escolhidas?


  • Orçamento: Quanto você está disposto a gastar? Para responder a essa questão, uma das mais importantes entre todas, existe uma dica simples, porém eficaz. O ideal é investir algo entre 3% e 5% do faturamento da empresa. Menos do que isso, os resultados não serão expressivos. Muito mais do que isso, as finanças podem ficar comprometidas, e o risco não vale.


  • Canais: Sabendo qual é o seu público, é hora de escolher os canais certos. Dentre todos os disponíveis, em quais o seu público se encontra? Quais são os mais relevantes para os grupos que você precisa atingir?

Como escolher os canais certos

O próximo passo objetivando colocar as mídias para funcionar, depende de quais foram as escolhidas como as melhores para a campanha. Sabemos que são muitas opções, mas quais de fato valem a pena ser escolhidas?


Como já falamos acima, tudo gira em torno de onde seu público está. Existem mídias para todos os bolsos, para todos os públicos, e é daí que vamos partir. Por mais simples que pareça, o que importa é o resultado desta equação: presença do público x custo acessível = mais eficiência.


Inovando nas estratégias de mídia: os melhores canais

Chegando até aqui, o que resta fazer é analisar as melhores opções de mídia para quem quer inovar, contudo não pode estourar o orçamento. A melhor solução para isso, como o título acima já adiantou, são as mídias digitais.


Não é preciso entrar em muitos detalhes sobre o poder que a internet tem. Presente diariamente na vida de mais de 100 milhões de brasileiros, ela é a solução para boa parte dos nossos problemas atuais.


Na hora de inovar em estratégias de mídia, não seria diferente. Redes sociais, sites, blogs e plataformas digitais são a solução de quem precisa planejar campanhas de mídia.


Especialmente sem gastar muito, é claro.


  • Redes sociais: Os dois principais pontos para entendermos as redes sociais são: estão lotadas de pessoas e sobrevivem de mídia paga. Só com isso já dá para considerá-las como boa estratégia de mídia. Hoje, redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn têm ótimas opções de mídia que entregam sua mensagem para públicos segmentados à sua escolha. Ainda assim, nem tudo é vantagem. Tal segmentação pode não atender muito bem setores muito específicos de negócios ou, para que de fato o consigam, o orçamento precisa ser mais alto – ou bem mais alto, no caso.


  • Blogs: Os blogs são uma mídia surpreendente. Eles começaram a fazer sucesso no início da internet como diários pessoais. Hoje, seu significado é outro: são as melhores formas de fazer marketing na internet. Como mídia, empresas os utilizam, e muito, para distribuir conteúdo referente a suas atuações.


  • Anúncios no Google: Ao fazer uma busca no Google, os anúncios são logo os primeiros resultados que aparecem. E como basicamente todo mundo usa o Google em algum momento, seus anúncios são uma mídia que deve ser considerada. O benefício de que todo mundo vê esses anúncios, porém, é um pouco ofuscado pelos custos mais altos que acompanham essa vantagem.


  • Sites e plataformas de nicho: Provavelmente a melhor solução de mídia para inovar são sites e plataformas digitais de nichos específicos da sua área de atuação. Essas plataformas, quando bem conhecidas e de boa reputação, são ótimos canais de mídia, uma vez que chegam muito mais facilmente ao público certo. Quem possui uma solução de negócio exclusivamente B2B, por exemplo, provavelmente deve optar por anunciar em um site cujo público seja composto, também exclusivamente, de empresas. É a melhor forma de garantir resultados mais efetivos das estratégias de mídia.


Estratégias de mídia com pouco dinheiro? É possível!

Além da enorme visibilidade, inovar em estratégias de mídia pode dar opções mais acessíveis financeiramente. Os custos de utilização de mídias como as redes sociais e as plataformas digitais são infinitamente menores do que mídias tradicionais, como a TV. Os resultados, para quem busca inovação em especial, também acompanham essa tendência.


Engana-se quem pensa que os resultados na internet são mais complicados de se medir. Muito pelo contrário, as mídias digitais também têm ótimas formas de acompanhar o retorno sobre seu investimento.


Por isso, que tal começar a planejar agora mesmo suas novas estratégias de mídia? E, se já tem ideias de como executá-las, compartilhe com a gente! Deixe nos comentários tudo o que você está pensando em fazer, em quais canais vai trabalhar e como pretende atingir seu público-alvo.

Quer mais visibilidade para a sua empresa? Entre em contato com o Cadastro Industrial!